quinta-feira, 12 de junho de 2008

Identidade: A farmacêutica

Na mesma época que cursava faculdade, estagiava e fazia seminário se música sacra a noite... Era uma correria... Mas não reclamava....Os fins de semanas eram agitados envolvidos com ensaios de coro, louvor, prova de farmacologia e lições da EBD.....rs Que tem a ver uma coisa com a outra??????rsrs


Saí da faculdade com um emprego garantido, Graças a Deus!! Mais um promessa Dele cumprida em minha vida... Mas aí começou a saga da profissão.... Como foi difícil encarar uma realidade tão dura quanto aquela que estava vivendo....


Certo dia, uma paciente adentrou no estabelecimento querendo comprar um "remédio" pra "dor" no estômago. Bem, com apenas esse dado não era possível indicar nenhum medicamento...Vai a Farmacêutica fazer anamnese para saber a causa de tal "dor".... Pergunta vai, pergunta vem.... E vai lá....Diagnóstico???? Provavelmente uma gastrite.... Expliquei a paciente que deveria fazer um exame (endoscopia) para saber o grau da patologia e a causa da mesma, para depois o Médico poder prescrever farmacoterapia com sua devida concentração ... Claro que sabemos .....Omeprazol, Ranitidina..... ( similares....genéricos e "éticos" ) ....etc.....etc....Depois de meia hora de conversa.... Orientação sobre alimentação...etc.... A paciente agradeceu... Apertou minha mão e disse que jamais tinha recebido tamanha atenção... Fiquei feliz...Afinal de contas esse era o meu "papel".... Por fim a paciente revelou.... "Tem alguns meses que estou tentando uma vaga para me consultar pelo SUS, moro no interior e não consigo chegar as 4h da manhã para pegar a senha.... Há uns meses atrás por fim consegui um 'número' e o Dotô marcou para daqui 1 mês fazer o exame..."


Com o mesmo grau de empolgação (agradecimento da senhora), veio a decepção com minha situação...Esse foi o primeiro de muitos que presenciei e que faziam parte da minha rotina ...


É difícil encarar essa realidade... Em oportuno, destaco três princípios do SUS, citado por um dos autores do livro " Assistência Farmacêutica pra gerentes municipais" :


- Universalidade-A garantia de atenção à saúde por parte do sistema, a todo e qualquer cidadão;


- Equidade- o SUS deve tratar de forma diferenciada os desiguais, oferecendo mais a quem precisa mais, procurando reduzir a desigualdade;


- Integridade- as pessoas têm o direito de serem atendidas no conjunto de suas necessidades e os serviços de saúde devem estar organizados de modo a oferecer todas as ações requeridas por esta ação integral.





Findo sem concluir meus pensamentos....E são muitos....

Encarando uma realidade difícil e intragável...




Quem sabe escrever me ajude a refletir a respeito do meu papel? Mas uma coisa eu tenho certeza..... Não fui inserida neste contexto sem um objetivo maior... " Confia no Senhor as tuas obras, e os teus designos serão estabelecidos" (Pv16:3)








" Há um bálsamo em Gileade....Há remédio em Gileade...Vem sobre mim para curar...Restaura a filha de Sião....."





HINO OFICIAL FARMACÊUTICO





A cura do homem no passado


Que por meio de ungüentos se dava


Foi pelo eterno Hipócrates


Do tempo dos deuses tirada





Da inesgotável fonte de Deus


O homem de remédios se proveu


Dos fartos recursos naturais


Com sabedoria se serviu





Oh, que herança inaudita


Farmácia,ciência milenar


De Galeno as antigas boticas


Vieram a dor do homem minorar





Ergo os meus olhos bem alto


E contemplo a missão do saber


Que melhora a vida do homem


E com prazer o ajuda a viver.





Da grande missão da ciência


Serei sempre um forte aliado


Em busca de conhecimento


Com a ética sempre ao meu lado





Carrego pra sempre em meus ombros


A intrépida vontade de vencer


E cultuo no meu coração


O afã da cura nos trazer

2 comentários:

Sissi A. disse...

Pirua...
bem vindo ao mundo blogueiro!
para quem nunca fez isso até que fizeste direitinho, ein?
Gostei!
beijinhos e nota 10!
obrigada por tudo minha amiga! Sentirei muito a sua falta, vc sabe, né?

Jussara Bolsanello disse...

Bem amiga... Obrigada pela força...Sem você...O que seria de mim!!!rsrsrs
Eu que agradeço por sua amizade...Mesmo indo p longe, estaremos sempre em contato!!! E de vez enqd a gente dá um jeitinho e tomamos ponte aérea Vix/SP...e vice-versa...rs...Eu te mando um Bromazepan p vc viajar!!!rs
Bjussssssss