sexta-feira, 17 de julho de 2009

Morro dos Ventos uivantes


Estou na minha saga pela literatura e resolvi ler um clássico muito citado em livros e filmes da atualidade. O Morro dos Ventos uivantes é uma referência na literatura inglesa e mundial que se tornou um clássico pela história de amor e ódio, sem um final feliz, contada no sec. XIX, rompendo tabus e clichês da época.

A história se passa num ambiente barroco e mórbido, um lugar solitário, frio e ao mesmo tempo apaixonante. Imagino as paisagens!! Cathy e Heathcliff são os protagosnistas desse enrredo e possuem características bem distintas e mesmo assim, com suas diferenças, se apaixonam.

Mas diferente das histórias que estamos acostumados a ler e ver nos filmes, esse desfecho não tem um final feliz. Cathy morre e logo no início do livro isso é revelado. E Heathcliff se revolta, tornando-se um homem frio, amargo e vingativo.

Fiquei imaginando o por quê do sucesso do livro, sendo uma história triste e revoltante. Então fui em busca de opniões e da biografia da autora. Emily Brontë, foi uma inglesa filha de pastor anglicano, que foi criada num regime bem austero e provinciano. Aos 3 anos de idade se tornou órfã de mãe indo para um internato de filhas de pastor.

Foi sempre retraída e solitária... Sentia saudades da família e se definhava no internato. Sempre foi caseira e vivia no seu mundinho criado para se isolar da realidade. Emily nunca se casou e morreu com apenas 30 anos de idade de tuberculose.

BEm... Depois desse histórico talvez se explique a narrativa criada pela autora. O livro tem momentos emocionantes, como o reencontro de Cathy e Heathcliff anos depois... Onde eles se declaram um por outro... Mas logo depois... Ela morre...

Então, pra quem gosta de leituras vale a pena ler esse clássico!!


Até!!

3 comentários:

Katia... -> So Others May Live. disse...

Muito legal você avisar a todos: Ela morre! kkkkkkkk
To brincando.... Você tem razão. Estava pensando nisto esses dias, sobre este livro, e só uma pessoa com esse histórico ou parecido conseguiria escrever uma história com tanto ódio e amargura sem um final "aceitavel". Uma pessoa que não aceita a própria vida, nem ninguém que esteve presente nela, e teve oportunidade de torná-la melhor e não a fez. Claro que não podemos concluir isto de uma forma tão fácil sobre a autora, mas não tive como deixar de imaginar seus sentimento enquanto criava seus personagens.

Katia... -> So Others May Live. disse...

Com esse texto diz que está sem inspiração ultimamente?? Pare de ser modesssttaaa!!! kkk
sddona!

Calebe Ribeiro disse...

Fantastico.. Gostei dmais.