terça-feira, 4 de agosto de 2009

Paulo: O Caça talentos!!


Paulo, como sabemos, apóstolo de Jesus, passou de perseguidor a seguidor e propagador do evangelho de Cristo. Enfrentou torturas, perseguições, prisões, rejeições, naufrágios, apedrejamentos, e tantos outros (2 Cor. 11:23-27).


Toda a vida de Paulo nos é conhecida, admirada, inspirada...E com veêmencia com certeza!!!


Mas, hoje quero frizar na vida desse apóstolo uma característica fundamental para o propagação do evangelho de Cristo no mundo, claro, além da sua fidelidade e perseverança e todas as qualidades das quais conhecemos e reconhecemos neste homem.


Imagina agora comigo.... Já pensou se Paulo tivesse de permanecer trabalhando efetivamente em cada uma das igrejas fundadas por ele?? Com certeza Paulo limitaria seu trabalho em liderar uma igreja somente e tão teria conseguido propagar com tamanha amplitude a "boa nova", se tornando depois de JESUS, umas das figuras mais importantes do Novo Testamento.


Sendo assim, considero Paulo um caça de talentos...rs... Na nossa linguagem : um Descobridor e acima de tudo CAPACITADOR DE LÍDERES.


Claro que o termo "caça talentos" não pode ser levado ao pé da letra ( por favor...rs ). Mas por assim dizer, Paulo buscava encontrar pessoas, que pudessem dar continuidade ao trabalho.


Timóteo, por exemplo, foi um dos seus "discipulos". Ainda muito jovem decidiu seguir Paulo em suas viagens missionárias e por 11 aos permaneceu ao lado do apóstolo e creio que foi um dos pediletos dele.

As últimas cartas escritas por Paulo, praticamente no fim da vida, no ecerramento de sua "carreira" (como assim dizia), foi para Timóteo, quando este estava liderando a Igreja de Éfeso. Nestas cartas, o apóstolo alerta e aconselha o jovem e inesperente pastor a lidar com assuntos concernentes a problemas que pudesse enfrentar em Éfeso.


Um mavavilhoso manual de liderança!! Tenho certeza que não só auxiliou Timóteo mas milhões e milhões de pastores e líderes (jovens ou não) a lidar e enfrentar problemas em suas igrejas, desde aquela época até os dias de hoje!!


No versículo 2 do segundo capítulo de 2 Timóteo, Paulo diz: " o que ouviste de mim diante de muitas testemunhas, TRANSMITE a homens fiéis e APTOS para também ENSINAR OS OUTROS".


Paulo não apenas foi um propagador do evangelho de Cristo, mas um descobridor e Capacitador de líderes... Ele via num jovem, um líder em potencial. E assim, preparava seus liderados com excelência e disciplina, com entendimento e acima de tudo com o sabedoria vindo das tantas experiências que passou e viveu por amor de Cristo. Sendo assim, ele não podia reter todo esse conhecimento para si, pelo contrário, além de relatar, ele preparava outros a passarem pelo mesmo caminho, sabendo que nada tem mais importância na vida do que viver pra Cristo.


É preciso pensar... Quantos líderes temos preparado para o trabalho? E Nós líderes, preparamos pessoas para engajarem na obra do Senhor? Ou boicotamos o trabalho do irmão com medo de perdemos nossa "posição" dentro da igreja? Nós como igreja, capacitamos nossos irmãos?Incentivamos? Aconselhamos? Ou criticamos, principalmente diante de um jovem inexperiente?


Qual é nossa posição? Somos"caça talentos" ou estamos trabalhando para entulhar poços de águas em terras férteis??


Finalmente, entendamos que muitas vezes, nossas atitudes egoístas não apenas impedem o crescimento do evangelho mas a propagação do mesmo. Lembre-se: " Se perseverarmos com Ele, também reinaremos; e se O negarmos, Ele também nos negará" (2 Tim. 2:12). Não deixe de contribuir para o crescimento do evangelho. Seja um motivador, incentivador, descobridor e propagador das "boas novas"!!!!!


Até...

4 comentários:

@philipsouza disse...

Mais uma das belas historias que mostram um grade apredizado a nos,,,

bjos e obrigado sempre pela visitaa

Calebe Ribeiro disse...

Gostei do texto... muito bom.

@philipsouza disse...

ehehe passando para marcar e agradecer sua presença..epserando aqui post novo....bjoss

Diego Borges disse...

Bem , uma coisa hoje que considero errado é a seguinte. Jesus foi bem claro em dizer " ide e pregai o evangelho" mas algumas pessoas estão fazendo diferente" venham e recebam o nosso evangelho"
Se ele mandou ir é por temos que ir . Que possamos aprender com Paulo esta lição.
Um abraço, bom visita-la novamente!