quarta-feira, 22 de julho de 2009

Toxoplasmose Congênita


Como havia dito no post anterior, vou falar da Toxoplasmose congênita com a qual eu nasci.
Para tanto, procurarei o mais breve e objetiva possível no que diz respeito a descrição da doença, até porque meu objetivo não é aprofundar no assunto, mas fazê-los entender a grande e maravilhosa graça de Deus na minha vida.


A toxoplasmose é uma infecção causada pelo protozoário Toxoplasma gondii, cuja transmissão se dá através da carne mal passada ou nas fezes de gato. Outros animais domésticos transmitem o parasita, mas somente no gato o ciclo evolutivo é completo.


O Toxoplasma gondii pode ser encontrado em carne mal cozida, ovos cruz e leite não pasteurizado. Gatos que comem carne crua e roedores podem ser infectados, e o parasita permanece vivo nas fezes dos gatos por duas semanas.


Na época que minha mãe estava grávida de mim, não haviam tantos recursos como hoje. Logicamente, uma vez diagnosticado a presença do parasita num exame de sangue normal, feito no pré-natal, é possível tratar a toxoplasmose congênita. Muito embora, Não seja tão fácil a detecção do parasita, sendo necessário outros exames específicos em laboratórios especiais, dependendo da suspeita. O tratamento é realizado através de antibióticos e quanto mais cedo for detectada, mais sucesso nos resustados.


É relevante afirmar também que uma vez infectado, dificilmente a infeccção ocorre novamente. Logo, todas mulheres grávidas que nunca tiveram contato com o parasita, são pacientes de risco à Toxoplasmose.


Na época da gestação, minha mãe fez acompanhamento pré-natal e o exame deu negativo. Lembro-me quando um especialista identificou minhas lesões como sendo de toxoplasmose, minha mãe no consultório, muito irritada, discutia com o médico dizendo que era impossível pois os exames feitos na época haviam dado negativos. Mamãe quando estava grávida de mim lecionava, e em escolas do interior, provavelmente bem rurais, o que pode explicar o fato de ter contraído a doença. Levando em consideração que trabalhou até bem pouco antes de eu nascer, pode vir a explicar o motivo pelo qual os exames do início terem dado negativo, ou seja, é bem provável que a contaminação tenha ocorrido no fim da gestação.


Sendo assim, é importante que o obstreta refaça os exames de toxoplasmose periodicamente so longo dos 9 meses de gestação. Em geral, este exame é requirido no início da gravidez e não mais. Estima-se que cerca de 8 mil bebês brasileiros nascem por ano com toxoplasmose transmitida via placenta. Muitos ainda são abortados. Por desinformação ou negligência, parte da culpa é dos próprios obstetras. “Em geral, não fazem direito nem a prevenção nem o diagnóstico na gravidez”, denuncia à obstetra Denise Pedreira, com tese de mestrado em toxoplasmose congênita pela Faculdade de Medicina da USP e especialista em Medicina Fetal.


Bebês com toxoplasmose congênita geralmente não apresentam nenhuma alteração ao nascimento. Ainda assim, estudos a longo prazo mostram que mais de 90 por cento desenvolvem problemas de cegueira, surdez, e retardo de desenvolvimento. Estes sintomas podem surgir meses ou anos após o nascimento, sendo que na maioria, esse quadro só se manifesta com 1, 2 anos de idade.

A cegueira, isoladamente, pode às vezes aparecer aos 12, 13 anos e até aos 30, 40. Para complicar, meses após o nascimento, não dá mais para saber pelo exame de sangue se a infecção é congênita ou não, reforçando o equívoco de obstetras de que a toxoplasmose congênita não é importante. Resultado: 90% dos casos não são diagnosticados.

A gravidade é inversamente proporcional ao tempo da gestação e à facilidade da transmissão. Assim, apesar de facilmente transmissível no último trimestre, em geral não causa danos ao feto, cuja capacidade de defesa já é bem maior. Em compensação, quando a mãe infecta-se no primeiro trimestre e passa o toxoplasma para o feto, o estrago é imenso. As seqüelas são geralmente graves, podendo levar a aborto, em especial no primeiro mês. “Até a 17ª semana é desastroso”, avisa Denise Pedreira. Nesses casos, o bebê já pode apresentar sinais ao nascer: hipotonia (é molinho, não mama bem), fígado e baço aumentados e pintinhas vermelhas por sangramento em todo o corpo. Também lesão ocular que pode afetar os dois olhos (retinocoroidite bilateral), convulsões, calcificações intracanianas e microcefalia/hidrocefalia, revelando grande destruição do tecido cerebral.

Noventa por cento, porém, dos bebês com toxoplasmose congênita têm carinha absolutamente normal, e apresentarão as seqüelas neurosopsicomotoras e oculares ao longo do tempo. Primeiro, a criança não firma cabeça. Depois, não senta. Com a evolução, pode apresentar retardo mental e cegueira progressiva. Nos casos menos graves, unicamente lesão ocular nas duas vistas. Ela pode ser detectada no início da idade escolar (a criança não consegue enxergar direito), na adolescência e até na vida adulta, quando a pessoa começa a ter borramento de visão. O médico Luiz Vicente Rizzo, chefe do Laboratório de Imunologia Clínica do Instituto de Ciências Biomédicas da USP e do Hospital das Clínicas de São Paulo, alerta: “Ainda que tratada, a toxoplasmose ocular pode levar progressivamente à cegueira”.


Bem, pesquisei alguns sites para terminar esta postagem... Confesso que é a primeira vez que revelo publicamente uma parte de minha vida bastante íntima e difícil... Mas, seria negligência da minha parte omitir o que Deus tem feito em minha vida. Realmete não sei até quando me será permitido desfrutar do prazer de ver todas as coisas e conhecer a vida de forma tão especial!! ME sinto privilegiada até por poder olhar ( literalmente ) as coisas com "outros olhos"....rs ... Poder saber que é dádiva de Deus acordar todos os dias e poder enxergar as cores da vida!!


Enquanto eu viver, falarei do que DEUS tem feito em minha vida!!!! E devo a Ele tudo que tenho, tudo o que sou e tudo o que vier a serrrrrr!!!!!


Ainda é só o começo!!! Estou no início do caminho de vitória que Deus tem para minha vida!!!!


" Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, o que Deus preparou para nós. Um futuro CERTO, cheio de ESPRANÇA E PAZ, muita paz!!"


Até!!

3 comentários:

Sissi Aguiar disse...

Saudades de vc...
ando meio ausente da vida....por isso que sumi...
mas nao me esqueci de vc, so estou triste.
ok?
beijos
Sissi

Dona Reis disse...

Oi, Jussara!
Muito legal vc informar sobre um assunto tão sério e que às vezes não nos tocamos. Já tinha ouvido falar sobre isso, mas nunca havia me inteirado com mais detalhes.
Fico feliz de estares bem!
Gd beijo

rosimar disse...

Meu sobrinho foi detectato toxoplasmose , e somente hoje ficaremos sabendo o tamanho da lesao , a principio percebemos que o pescoço é molinho e ele nao tem firmeza no tronco e é estrabico. estamos muito aprencivos e peço a Deus que o ilumine .