Imagina ser a primeira filha, a mais esperada, um sonho realizado e concebido com tanto amor e carinho! Uma espera... Uma expectativa... Roupinhas cor de rosa, um simples quarto, modesto, mas cheio de sonhos e expectativas... Meus pais à espera da primeira filha!!! A felicidade sendo enfim concretizada em forma de outro ser!!Então, nos primeiros meses, só alegria!!
Meus pais nesta época não tinham uma vida financeira estabilizada. Meu pai trabalhava ainda, como escrivão de polícia e minha mae professora do estado... Viviam de aluguel e não tinham carro próprio... Mas pagavam suas contas e conseguiam se manter com seus trabalhos.
Com um ano e alguns meses de idade, minha mãe percebeu que havia algo errado... Eu comecei a dar meus primeiros passos... Mas... Caía com muita frequência... No inicio, meus pais acharam que talvez fosse normal... Mas com o tempo minhas quedas começaram a se tornar frequentes... Além disso, batia muito com a cabeça na parede ou em quinas e quando tinha uma pilastra... Pancada na certa!
Então meus pais realmente se convenceram de que havia algo de errado. Resolveram então me levar no oftamologista a fim de fazer um exame de rotina. Na opnião deles talvez eu precisasse usar óculos, afinal, poderia ser uma miopia precoce ou algo do gênero.
Na minha primeira consulta, mesmo sem diagnosticar ao certo, o médico confirmou que havia um problema e que com o tempo perderia completamente minha visão. Minha mãe conta que, segundo ele, eu nem conseguiria ser alfabetizada.
Passou algum tempo e por condições financeiras meus pais demoraram a me levar na segunda consulta. Dessa vez fomos pra capital do estado ( vitoria-Es ) onde o doutor, ainda sem um diagnóstico preciso, deu o seguinte parecer. "Sua filha terá que usar uma lupa até chegar ao primário e ser alfabetizada, se ela conseguir chegar até lá enxergando ".
Meus pais não entram en detalhes sobre o que sentiam nessa época. Mas Imagino o sofrimento e angústia de ter a primeira filha, com um problema que nem mesmo eles sabiam o que era. E o medo de lidar com as situações que viriam pela frente... Até hoje meus pais se emocionam ao falar do assunto. Então procuro evitar lembranças tristes e difíceis pra eles...
Um tempo depois eles me levaram a BH. Ainda tenho fotos pequeninha quando fui consultar no Instituto Hilton Rocha, uma referência na área oftalmológica. E foi lá depois de muitos exames, que conseguiu-se um prognóstico.
Eu nasci com uma série de lesões na Retina dos dois olhos. Pra vocês se situarem, é na retina onde se formam as imagens, como se fosse a tela do cinema. No centro dessa tela existe um ponto chamado Mácula, onde as imagens são projetadas com maior clareza, definição de cores e tamanhos... Com maior precisão! E foi justamente neste local da retina que a maior parte de minhas lesões se manifestaram, pelo menos no meu olho esquerdo. Possuo apenas 20 % dessa vista, sendo que no olho direito as lesões também se fazem presentes, mas não atingiram a mácula.
Resumindo, minha vista esquerda me dá noção de espaço e cores... Mas não leio uma letra sequer com ela. Nem consigo identificar qualquer pessoa à minha frente. Talvez por eliminação... rs... Consigo saber se essa pessoa é magra ou gorda, alta ou baixa, se está com blusa verde e saia... Mas só... Não sou capaz de saber por exemplo se ela fez as unhas ou de está usando um baton... Detalhes realmente não consigo... Meu olho direito foi uma compensação. É através dele que consigo até hoje fazer todas as coisas, estudar, trabalhar, ler, escrever, tocar piano (acreditem!!!!) e até mesmo dirigir ( A minha carteira de motorista esta habilitada como visão mono-ocular). Tudo bem que sou meia barbeira!!rsrs Meu... a balisa é sinistro... Mas como toda mulher dirige mal....rsrs...Eu passo despercebida!!!rs
Muitas coisas aconteceram até se descobrir a causa dessas lesões.... EU tive que operar duas vezes das duas vistas, pois acabei desenvolvendo um envelhecimento precoce da retina em virtude dessas lesões. Sendo assim tenho um alto risco de descolamento da retina ( perda total e irreversível da visão).
Na adolescência, quando fui entender o que estava acontecendo realmente, tive aparecimento de novas lesões e uma ativação das antigas. Passei a ver tudo "embaçado" de uma hora pra outra. Lembro-me de uma audição de piano onde toquei a música sem ler uma nota.... ( só Deus mesmo). Tive que tomar cortisona e usar um colírio também. Isso com 13 anos.
Com 20 anos essas lesões se reativaram de novo e passei pelo mesmo processo farmacoterapêutico, só que dessa vez um especialista em retina descobriu a causa das minhas lesões e o porquê delas se manifestarem de tempos em tempos.
Minhas lesões são provocadas por uma zoonose, ou seja, uma doença que pode tanto se manifestar em animais quanto em seres humanos. Eu tenho toxoplasmose (nesta doença o vírus pode ficar encubado anos no organismo sem nenhuma manifestação... Mas.... Pode q qualquer momento se ativar...). A minha toxoplasmose é do tipo congênita, ou seja, transmitido durante a gestação. Diga-se de passagem que grande parte das gestantes que manifestam a doença durante a gravidez têm óbito fetal, ou a criança nasce cega, ou então com a visão seriamente comprometida.
Numa próxima postagem quero falar mais especificamente sobre a Toxoplasmose. MAs hoje e agora, apenas quero deixar com o simples relato de parte da minha história, à manifestação do poder de Deus!
Na minha última consulta, o médico continuou a afirmar que não sabe dizer até quando minha retina aguentará às manifestações destas lesões e o meu olho direito suportará enxergar pelos dois. Tenho algumas dores de cabeça frequêntes, tenho fotofofia ( aversão à luz do sol- mas saio tranquilamente gente!!! Só não consigo com muita luz....rs ), adquiri miopia ( 5 graus e meio) e astigmatismo por conta do esforço que meu olho direito faz pra enxergar, e algumas outras complicações... MAS ... Estou com 30 anos, na minha segunda faculdade, estudei 9 anos de piano clássico e ainda estudo até hoje.... E TUDO ISSO PARA DIZER, QUE O MEU DEUS NÃO É UM DEUS QUALQUER!!!!
QUE O MEU DEUS É O DEUS DE MILAGRES, É O DEUS DO IMPOSSÍVEL, É O DEUS QUE PODE CONTRA QUALQUER DIAGNÓSTICO!!!!!!
E POR ISSO HOJE, MINHA VIDA É DEDICADA INTERAMENTE AO SENHOR!!!!!!!
HOje peço à Deus que eu veja sim!! MAs com olhos da fé, com olhos espirituais, com os olhos do Senhor!!! Que ELE SEJA OS MEUS OLHOS!!! E QUE O SEU OLHAR ME CONDUZA AO CAMINHO QUE ELE TEM PRA MIM!!!!!!
TODA HONRA E TODA GLÓRIA AO SENHOR JESUS!!!!!!!!!
" Dá-me tua visão Senhor, olhos que possam ver
Almas perdidas sem teu amor, sem fé sem graça e poder
Abre meus olhos, dá-me visão Senhor
Que eu possa aos outros demonstrar
Teu maravilhoso amor"